por adm publicado 28/04/2022 23h27, última modificação 28/04/2022 23h27
Câmara Municipal de São Sebastião do Umbuzeiro, aprovou na Sessão Ordinária desta quinta-feira (28), uma indicação apresentada pelo vereador Junior de Agenor que indica que se intensifiquem às ações de combate à proliferação dos mosquitos Culex (pernilongo) e Aedes aegypti

A Câmara Municipal de São Sebastião do Umbuzeiro aprovou por unanimidade na Sessão Ordinária desta quinta-feira (28), uma indicação apresentada pelo vereador Junior de Agenor.

Confira a indicação:

INDICAÇÃO N° 001/2022

Apresento a V.Exa., na forma regimental, a presente Indicação, ouvido o plenário desta casa, indicando ao Excelentíssimo Senhor Prefeito, Adriano Jerônimo Wolff, extensivo a Sra. Secretária de Saúde, Edvone Arruda Alves da Silva, que intensifiquem às ações de combate à proliferação dos mosquitos Culex (pernilongo) e Aedes aegypti.

JUSTIFICATIVA

A presente Indicação visa atender diversas solicitações dos munícipes, que se queixam dos transtornos causados por esses mosquitos. O mosquito Culex - mais conhecido como o pernilongo doméstico - se diferencia do mosquito Aedes Aegypti principalmente na cor, comportamento, tamanho e outros aspectos. Mas tanto o pernilongo quanto o Aedes depositam seus ovos no mesmo lugar: água parada. A diferença é que o Aedes transmite a Dengue, Zika e Chikungunya, prefere água limpa e tem os ovos muito mais resistentes, enquanto o pernilongo prefere água suja com dejetos e matéria orgânica, sendo o principal transmissor da filariose humana, conhecida também como elefantíase.